"Mudar é dificil mas é possivel!" Paulo Freire

domingo, 7 de julho de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IMPACTOS DE ELEMENTOS INSTRUCIONAIS


por LENICE GOMES PEREIRA

Introdução

O cenário de transferência de informação entre os mais distantes pontos do globo favoreceu a educação a distância, porque possibilita o acesso ao conhecimento de pessoas antes excluídas.

A educação distância precisa ferramentas que otimizem todo esse processo, dentre elas destaca-se o uso de materiais didáticos que primem pela excelência, de forma a viabilizar a transferência, com qualidade, do conhecimento produzido. Por isso esse estudo buscou investigar através de análise de respostas de depoentes de cursos de graduação do consórcio CEDERJ o nível dos materiais instrucionais desse consórcio.

Objetivo geral
O objetivo geral é investigar preliminarmente os impactos dos elementos instrucionais específicos para materiais didáticos de cursos a distância nos processos de ensino e aprendizagem e descrever as observações realizadas, a partir da fala de alguns discentes de cursos do Cederj.
Resumos Metodologia e Educação a Distância
O trabalho inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, partindo para pesquisa empírica. A pesquisa bibliográfica foi feita de forma a buscar em livros, artigos, teses e dissertações com embasamento para o problema de pesquisa. Na presente pesquisa são usadas as seguintes fontes de evidências, ou, em outras palavras, fontes de coleta de dados: bibliográfica, documental, entrevistas, questionários e observação.

Com o término da coleta de dados, inicia-se a etapa de classificação e organização das informações coletadas, visando os objetivos do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No eixo temático I, identificamos que todos estão fazendo o curso a distância pela primeira vez. Ao analisar o eixo temático II, é relevante informar que apenas o depoente do sexo masculino consegue estudar três horas diárias.
Foi levantado que as principais dificuldades em EaD para os alunos são: estudar sozinho, manter a rotina diária de estudos, conciliar a vida pessoal com o estudo e “a falta de interação com os tutores adistância.”. Mesmo com esses problemas, os depoentes relataram que a percepção sobre EaD mudou durante o curso.

No eixo temático III, a linguagem do material didático foi considerada clara e precisa. As imagens apresentadas no material auxiliam na compreensão do texto lido, os recursos tipográficos, como tamanho da letra, cor, fonte, tamanho do módulo, são elementos que contribuem para a eficiência pedagógica do material.
De acordo com a pesquisa, o material impresso do Cederj apresentou um conteúdo satisfatório, com um design instrucional dentro dos moldes da EaD.

Nenhum comentário: